quinta-feira, 29 de abril de 2010

Rating

Parece-me que o pais está virado do avesso com esta historia do downgrade do rating...

Será que alguém sabe o que isso significa na realidade?
Será que os senhores que estão a fazer greve à 3 dias sabem que se o pais entrar em default, até pode ser que não haja como lhes pagar o ordenado?
(O que era muito bem feito, se eu não vier trabalhar não me pagam...parece-me justo)
Será que eles percebem a gravidade daquilo que estão a fazer em termos de longo prazo?
Alguém se deu ao trabalho de perceber que se entrarmos em bancarrota vamos demorar pelo menos 30 anos a recuperar (que foi o que nos aconteceu no final do século XIX)?
Saberão os senhores que estão a contribuir para que o pais não produza, e que a única maneira de este Portugal não ir pelo cano é trabalhando, tão afincadamente e eficientemente quanto possível?

A serio que a falta de raciocínio desta pessoas espanta-me...
Em altura de vacas gordas, façam as greves que quiserem, reinvidiquem os vossos direitos todos e tudo e tudo e tudo (alias os senhores trabalhadores da Galp que fizeram greve, eu até acho que fizeram muito bem, com a quantidade de lucros que a empresa teve é inaceitável a situação)...mas nesta altura?! Devíamos estar todos a tentar remar para o mesmo lado...isto é para sairmos deste buraco onde estamos a cair, cada vez mais fundo!
Já pensaram que é o estado que paga o ordenado? E quando o estado não tiver? Não só deixam de trabalhar durante 3 dias como deixam de trabalhar durante muito muito tempo!!

E pior, não trabalham nem deixam trabalhar quem quer! Demorei 1.30h a chegar ao trabalho ontem, 1.30h que podia estar a produzir e estive parada no transito!!!
Pode-se alegar que há para uns e não há para outros e bla bla bla...agora a serio, diferenças sociais sempre houve, gente que é corrupta e que rouba daqui e dali sempre existiu, mais vale resignarmos-nos logo a isso e acabou. Estar a tentar lutar pela igualdade neste casos é tão ingénuo, tão naive...
Mas se trabalharmos, se formos o melhor que conseguirmos ser, se produzirmos, se não nos encostarmos em subsídios e apoios, ai sim...ai conseguimos uma vida melhor, ai mostramos o nosso valor, ai tentamos sair do buraco!!

O rating do pais desceu, é verdade...e isso tem implicações em muitos níveis. Basicamente é tudo acerca de percepção, e a percepção dos outros sobre nós neste momento, é que a qualquer altura vamos não ter mais moedas na carteira para lhes pagar. As torneiras vão-se fechar, em vez de nos unirmos separamos-nos, em vez de produzirmos fazemos greve, em vez de arregaçarmos as mangas e fazermos qualquer coisa pomos a culpa no governo e praguejamos...
Realmente acho que é isso que vale a pena...sim senhor, uma salva de palmas, não só para os governos que nos fizeram chegar aqui, como às pessoas encostadas aos apoios que não fazem nada (parasitas a meu ver!!) . O pior é que ao contrario de à um século atrás, se entrarmos em bancarrota não vai haver ninguém que nos salve!

1 comentário:

  1. 150% de acordo com o que escreveste!
    Ah, pois desta vez ninguém nos salva não! Não somos todos a pensar da mesma forma mas somos alguns o que me deixa menos traumatizada com esta atitude do "estamos a cair, vamos lá dar mais um empurrão para cair de vez, que se lixe", enfim, toca mas é a bulir e fazer ver ao mercado externo que somos um País com potencial e com ideias e onde se pode investir, não temos petróleo mas temos tantas coisas boas, temos cortiça, temos oliveiras,e muito muito mais. Temos de parar de passar esta imagem de gente triste, dos coitadinhos, de gente encostada à espera de ajuda e que nos resolvam os problemas dentro da nossa casa, do nosso País, nós somos muito mais do que isso!

    ResponderEliminar