domingo, 4 de abril de 2010

Orgulho


Foi em tempos um dos 7 pecados capitais... sendo que os actualmente aceites são:
1)Vaidade,
2)Ira (conhecida pelos amigos como Vingança),
3)Preguiça,
4)Gula,
5)Inveja,
6)Avareza,
7)Luxuria.

(Descobri isto através do Wikipédia - as coisas que eu aprendo com este blog - é tudo uma questão de gravidade dos pecados)

Isto porquê?! Porque hoje a K. enviou-me uma sms a perguntar quais eram e, depois de eu lhe dizer (acho que nem acertei na lista dos aceites pela Igreja hoje em dia) e perguntar porquê, ela respondeu-me "Para ver por qual deles morro primeiro"...achei piada à resposta!!!
De facto, há pecados bastante graves nesta lista que eu pratico em doses lights...vamos passar uma revisão?

1) Só posso dizer que sou mulher! Não sou narcisista, não me acho melhor que ninguém, mas sei que sou gira, quando me arranjo fico muito gira e no máximo do pecado, às vezes uso isso para algumas coisas. E como dizia o Al Pacino no Advogado do Diabo "A Vaidade é sem dúvida o meu pecado favorito".

2) Acho que de todos é por este que morro primeiro. A vingança é qualquer coisa que não consigo evitar. The only good news é que normalmente vingo-me e passa. Não remouo mais, não me chateio mais, não guardo rancores, nada... Magoam-me eu respondo de volta, o assunto morreu! Não é muito fácil para os meus amigos compreenderem-me neste assunto, mas acho que depois do "olho por olho, dente por dente" as coisas ficam a zeros!! A verdade é que eu acho mesmo que quando as pessoas são magoadas tem o direito de responder e lidar com essa dor da maneira que quiserem...
Atenção que não estou a dizer que sou má e maquiavélica e que faço de propósito e bla bla bla...não isso, o que acontece é que quando alguém me magoa, normalmente (mais cedo ou mais tarde) o universo dá-me meios de ajudar a magoar essas pessoas de volta (normalmente através de outras) sem muito esforço. E nessa altura eu posso escolher entre não fazer nada, ou pisar ainda um bocadinho mais...e eu escolho a segunda. I'm human...

3) Deste não morro...apesar de adorar preguiçar, I'm a work person. Quando é para por as mãos na massa eu sou a primeira a ir, quando tem que se fazer é para fazer e rápido...claro que quando é para descansar, também adoro.

4) Não fosse o estado de dieta permanente (ahahahaha!!) era muito pior. Há coisas a que não consigo resistir...mas, nada de grave!

5) Inveja. Deste não morro de todo, sou mais do género de achar que tem inveja de mim do que eu ter dos outros!! Claro que se vir uma gaja linda na rua chamo-lhe um nome feio por ela ser gira gira, ou se alguém tem qualquer coisas que eu adorava, eu também chamo outro nome feio...mas tudo a rir do género, "sim, também gostava de ser assim, mas não sou azar!".

6) Este morre já aqui. Eu nem poupada sou quanto mais avarenta. Sou filha única (ou fui criada como sendo, dado que nunca vivi com as minhas irmãs e o meu irmão tem 5 anos!), não partilhei brinquedos e sou mimada. Mas sou mais de ter medo de partilhar pessoas do que coisas...

7) Uiii...este não é fácil. O Wikipédia define como: "desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões". A Igreja define (através do Wikipédia também) como: "no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.(...) serve de "porta" para levar a outros pecados...".
Bem, neste caso (como em tantos outros) não concordo com a Igreja inteiramente...basicamente, acho que desde que não se entre em abusos em relação a terceiros, o que duas pessoas fazem de maneira consciente e de livre vontade entre elas, só a elas diz respeito!! Aqui não posso exactamente ser assertiva dado que não concordo inteiramente com a definição do pecado. Percebo que a luxuria pode levar a comportamentos desviantes e graves, e por ai não morro primeiro de certeza, mas em si não acho que seja pecado!
(Só mais uma frase do Wikipédia que achei piada "Em Bhagavad Gita, o Senhor Krishna disse: é a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demónio. Conheça-a como o inimigo." Em 3 palavras...LOL)

A conclusão é que eu sou uma boa pessoa, a maioria das vezes pelo menos!

Então e o Orgulho?! Convém explicar dado que é o titulo do post...
O orgulho é um pecado que eu pratico e que me chateia. Só me dá trabalho e era muito mais fácil se não existisse, mas não consigo! Muitas vezes dizem-me "podias ter ficado" ou "podias ter dito"...mas eu não consigo, ou me mostram mesmo que querem que eu fique, ou me dão instrumentos para eu poder dizer, ou então não consigo! E se consigo e a outra pessoa não tem uma reacção que eu acho própria...nunca mais!
E às vezes apetece-me tanto estar com alguém ou fazer alguma coisa, mas se eu sinto que há alguma hipótese de a pessoa não querer, ou de estar a ser chata, ou simplesmente se a pessoa não me responde nos 2 minutos a seguir, pronto...acabou...já não consigo!!

Oh maldito feitiozinho!!

Isto porque vim a falar com o D. (ele leu o meu blog e gostou...ehehehe) no carro sobre o assunto à bocado...

Ai vidaaaa minha...

1 comentário: