terça-feira, 13 de abril de 2010

Escolhas


Tudo na vida é uma questão de escolha.
Mas...como é que se escolhe?
Qual é o critério? O porquê? Será que pensamos quando escolhemos? Pensamos no impacto que essa escolha vai ter para o futuro e para os outros?

Olhando para trás sei que houve escolhas que tiveram um impacto brutal na minha vida. Escolhas que a partida eu não faria (naquela altura pelo menos) mas que os meus pais me obrigaram a fazer: A explicação que me levou às 25 décimas a mais do ultimo a entrar na melhor faculdade, o afastar-me completamente da "rebeldia adolescente" por entrado para o colégio, o ter feito Erasmus na Alemanha e não no Rio de Janeiro...
Escolhas que fizeram toda a diferença...nenhuma delas fui eu que tomei sozinha!!
We all were young and stupid once!!

A questão acerca das escolhas é a liberdade, o livre arbítrio, nosso e dos outros. Eu costumo dizer que somos todos livres para escolhermos o que queremos, só que cada escolha tem uma consequência e normalmente essa consequência vem dos outros (bla bla bla somos seres sociais e cada acção tem uma reacção bla bla bla).
Se somos livres para escolher, os outros são livres para reagirem a essa escolha da maneira que quiserem...e essa reacção pode não ser a esperada, pode ser chata e aborrecida, pode fazer-nos arrepender da primeira escolha que fizemos...
Gostamos de ser livres para fazermos o que queremos mas não gostamos da maneira como os outros reagem a isso, da maneira como eles aceitam ou não essa escolha. It's humam...

A titulo de exemplo fica uma pequena historia:
Uma vez fui sair com um "amigo" meu. Ele até tinha potencial para ser mais alguma coisa, andávamos nas sms e nos beijinhos (só). A meio da noite, já tínhamos bebido uns copos, chegou um grupo de outros amigos e ficou tudo na risada a mandar conversa fora e a dançar, quando, heis que senão, o menino começa a deitar perfume para cima de outras moças!! Quem me conhece sabe que eu (por acaso) até sou ciumenta, mas não foi este o caso. Eu até podia dizer que fiquei chateada, mas nem foi por ai...não gostava o suficiente dele para isso, essa é a verdade.
Simplesmente ri-me para dentro e continuei na minha a dançar, ele vinha-me dar conversa voltava a lançar perfume a outras meninas, bla bla bla por ai fora até chegar a altura de irmos embora. Eu despedi-me, peguei no meu casaco, apanhei um táxi e fui para casa. Ainda não tinha chegado quando o meu "amigo" liga a dizer que gostaria muito de me ter acompanhado até casa (if you know what I mean)...E eu voltei-me a rir (nem poderia fazer outra coisa alias) e respondi-lhe o seguinte: "Achavas mesmo que ias passar a noite toda a lançar charme a outras gajas e que depois vinhas dormir comigo? Eu nem sequer estou chateada, és livre para fazeres o que quiseres. O bom disso, é que eu também! Até amanhã".
E foi assim, o final de uma bela e pouco duradoura "amizade".

Escolhas...é tudo acerca de escolhas...cada um faz só o que quer...e eu também!!


P.S: Confesso que gosto muito de fazer os outros arrependerem-se das escolhas deles, principalmente quando estas não me agradam. A melhor parte disso é que normalmente consigo, e quando não consigo é porque já me é indiferente (e isso também se sente). Eu nunca perco, no máximo deixo de jogar! It's a beautiful world, isn't it?

Sem comentários:

Enviar um comentário