domingo, 3 de janeiro de 2010

Linearidade


A V. disse-me hoje que as coisas não são lineares. As relações não são lineares, aquilo que sentimos não é sempre o mesmo, não é sempre certo... há alturas em que, simplesmente, nem sequer sabemos o que sentimos.

Quando somos crianças formamos um certo tipo de imagem na nossa cabeça, um certo tipo de certezas e de definições. As coisas andam num padrão especifico, relações tem uma determinada maneira correcta de acontecer, os valores morais são inabalaveis, as certezas são sempre absolutas! Quando crescemos percebemos que as coisas não são bem assim, nem tudo o que parece é, as coisas não são só preto e branco. Não podemos definir tudo o tempo todo, não podemos ter certezas 100% do tempo!!

Parece que está tudo bem e do nada vem uma duvida, uma incerteza, um "e se não for isto"...ter duvidas faz parte de quem somos. Questionar é um processo de aprendizagem saudável, como é que alguém pode esperar que não tenhamos duvidas, que não questionemos como seriam as coisas de outra maneira?! Não questionar é não pensar.

Devemos dizer as pessoas com quem estamos que temos duvidas quando não sabemos se é ela que queremos? Depende.
Devemos calar-nos, fingir que não estamos a sentir e esperar que passe? Depende.

Tudo depende! "Depende" é a piada de qualquer curso de economia. A inflação vai subir se o investimento subir? Depende. Se eu lhe disser aquilo que sinto ele vai ficar paralisado e fingir que não ouviu? Depende. Se eu não disser vou-me arrepender? Depende.

Tudo depende. Não há certo nem errado. As coisas não são lineares!

Sem comentários:

Enviar um comentário