sexta-feira, 26 de março de 2010

O fumar


Dado que foi tema no blog da Belota, decidi também dar o meu pequeno contributo a esta causa!

Os não fumadores não sabem o prazer que é fumar um cigarro, não fazem ideia da calma que entra cada vez que se puxa o fumo, e do bem que sabe estar numa esplanada a beber um café à conversa e a fumar um cigarro. Portanto não me parece estarem aptos para opinar sobre o assunto. E eu sei que faz mal, o fumo incomoda, o pulmão fica preto, a tosse é muita...bla bla bla...é verdade, mas não vale a pena dizer nada. Quem fuma, fuma porque gosta e fuma até ao dia que deixar de fumar...como em tudo na vida!!
E depois ainda há a questão da lei, e das crianças, das pessoas a comer e dos fumadores passivos...como diz a mãe B. "a liberdade de um acaba onde começa a do outro"... se se respeitarem todos uns aos outros, corre tudo bem...outra vez...como em tudo na vida!!

Hoje faz 2 meses e 26 dias que não fumo (para bem da verdade, segundo dizem os meus amigos, nos anos do J. eu fumei um cigarro...mas como não me lembro...).
Não estou particularmente feliz por isso, não sinto um alivio enorme por não fumar , não mudou completamente a minha vida (os meus 2 cigarros por dia não me incomodavam)...nem nenhum daqueles clichés que as pessoas que tiveram obrigatoriamente que deixar de fumar dizem.

Deixei porque tinha que deixar, porque não me apetecia ouvir o médico pelo 3º ano consecutivo a dizer que tinha piorado da asma, porque 2 cigarros por dia nem era vicio e porque desde que estou a morar sozinha que estava a ter tendência para fumar mais. Portanto fiz o que tinha de fazer...não preciso de uma medalha por isso.
Além de tudo, continua-me a custar, não penso nisso todos os dias mas quando vejo alguém a fumar chateia-me saber que basta vacilar uma vez para estar tudo estragado.

Claro que tem vantagens, nem vi o médico da asma este ano, a minha resistência está optima, não sirvo só de mau exemplo para as minhas irmãs, os meus pais também estão mais contentes e até já me incomoda o fumo algumas vezes...confesso!


Nem tudo são rosas nem tudo são espinhos. Mas se fumar não me fizesse mal, era um prazer a que eu me permitiria todos os dias...e bastante feliz muito obrigada!

3 comentários: