sábado, 13 de março de 2010

O colégio


Eu sei que devia estar a estudar à horas afincadamente...eu sei!!!

Estava aqui em casa a arrumar umas coisas e acabei de encontrar os meus anuários do colégio. Claro que foi impossível não os abrir e OMG...eu de facto sofri bastantes melhoras desde essa altura, em termos físicos I mean!
Por outro lado, em termos não físicos acho que a minha personalidade sofreu alguns danos irreparáveis...não sou transparente como era, não digo tudo o que passa pela cabeça sem pensar, não sou tão genuína nem tão ingénua, não acredito incondicionalmente no amor e em como só ele chega para nos fazer felizes (não da mesma maneira pelo menos)...acho que fiquei um bocadinho mais sombria com o tempo, demoro mais tempo a acreditar, o meu primeiro impulso é sempre desconfiar e por mais que tente lutar contra isso, acho sempre que as pessoas me vão magoar mais cedo ou mais tarde.

Mas o que eu vinha dizer hoje não era isso. Hoje vinha por aqui o texto que a minha amiga N. escreveu sobre mim para por no livro de curso (2001-2002):
"Ele vai ganhando coragem aos poucos, e vai saindo delicadamente das montanhas, dando os seus primeiros passos, vincando aos poucos o seu ponto de partida...
As suas correntes tornar-se-ão mais fortes, os seus braços mais longos, o seu caudal mais alto. E a sua água...Essa irá ficar menos pura e ingénua como era na nascente, mas ficará mais poderosa e persistente, capaz de cobrir qualquer pedra, inundar qualquer barco, opor-se a qualquer barragem.
Precisará também de se separar para poder dar água a mais solos, conhecer mais auroras e cumprimentar mais florestas, ele é necessário mesmo que não o saiba. Mas por mais mundos que tente irrigar, o seu mais forte desejo é chegar ao mar, difundir-se nele, dar-lhe cada gota da sua água envolvendo-se no êxtase da entrega e recepção.
Mas por mais que o mar o tente sugar, nunca deixará de ser rio, nascido em pedra bruta e moldado pelos seus canais.
Nunca deixará de ser rio, por mais seco que esteja o céu ou mais espessa que seja a terra, eu sei B., nunca deixarás de ser rio.
Boa sorte para o teu futuro...N."

Gostei de me ver reflectida naquilo que a N. pensava de mim...sabe bem! Mesmo que nos tenhamos afastado com o tempo, mesmo que eu não saiba nada dela agora...ela foi uma parte importante, soube-me dizer coisas (que eu precisava de ouvir) e que mais ninguém conseguia que fizessem sentido. E toda gente sabe que eu sou uma pessoa difícil de receber conselhos, só quando os sinto é que os ponho em pratica.

Há algumas frases míticas dela que eu não me consigo esquecer:
- Não B. tu achas que ele esta a olhar para ti, mas não esta! Esta a olhar na tua direcção mas não para ti;
- Não acredito em segundas chances. O que não dá certo a primeira, não vai, de certeza, dar certo à segunda;
- Mais vale 20 anos de loucura que 40 de secura (esta é um clássico!);
- "N. estas bem?", Resposta: Não, mas estou agarrada a minha amiga Absolut e vou ficar não tarda;
- "O que é que te deu na cabeça para andares com ele N.?", Resposta: Sabes aquelas crises que as mulheres tem aos 40? Pois é, eu tive aos 20...não perguntes!
- Chora tudo hoje, chora que te faz bem, limpa. Depois vais dormir e isso amanhã já te passou!!
- O que foi? O orgulho é uma óptima coisa!!

Há pessoas que nos mudam e a N. deu-me uma noção de realidade que eu não sabia possível. Puxou-me para baixo, mostrou-me que os príncipes encantados não existiam (da maneira que eu achava pelo menos), que o meu romantismo era muito 14 anos (e nos já tínhamos 16!) e no mundo real eu só me ia magoar. Mal ela sabia que eu 1 ano depois eu ia aprender a minha custa. E depois foi "dark and twisty" for a really long time!!

E "dark and twisty" é uma coisa mesmo má! É não acreditar no amor, não achar possível alguém estar connosco só porque quer estar sem segundas intenções, é não confiar, não deixar ninguém entrar, querer fugir a cada sentimento que não se controla, não lutar por pessoas que valem a pena. É orgulho acima de tudo, é não ver finais felizes, é achar que "o amor é lindo é só pena que não haja para todos", é ficar sozinho durante muito tempo, é dizer que não se gosta de surpresas porque já houve tantas más que é melhor não arriscar, é achar que nos vão sempre magoar, que a frase "people always leave" faz sentido, é anestesiar a dor com álcool, cigarros e pessoas sem importância...é mau portanto!!!

Mas hoje é sábado...e apesar de estar a sentir o "dark and twisty" aqui comigo na sala, não os vou deixar fazerem-me isto. Demorei demasiados anos a voltar...


P.S: N. acabei de te adicionar no maravilhoso mundo FB.

Sem comentários:

Enviar um comentário