segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A verdade? Ou mais ou menos?

No que respeita à verdade eu costumo sempre dizer as seguintes frases:
1) "Não há verdades absolutas";
2) "A verdade é selectiva";
3) "Ninguém sabe inteiramente a verdade".

A verdade não é palpável, são percepções de acontecimentos. Duas pessoas a contar a mesma historia verdadeira, podem contar historias completamente diferentes, porque a sua percepção da mesma verdade é diferente! E isto aplica-se a todos os enviesamentos de informação que recebemos. Basta sermos melhor amigo/a de duas pessoas do sexo oposto que estão a formar uma relação para vermos este maravilhoso facto a acontecer!

Diz-se que todas as moedas tem duas faces, e essa é uma verdade inegável! Há sempre dois lados de uma mesma historia. O que para ele pode ser apenas uma conquista, para ela pode ser uma possível relação. O que para ele é uma miúda caidinha por ele, para ela pode ser apenas uma maneira de esquecer o ex...nunca vamos saber!

As pessoas acreditam naquilo que querem acreditar, quer seja verdade ou não (e senão for uma mentira descarada!). Senão vejamos quantas vezes ignoramos os sinais que a vida (e outras pessoas) nos dão? Quantas vezes achamos que a luta vale a pena, quando toda gente a nossa volta sabe que não vale? Acham mesmo que a rapariga não sabia que era só mais uma? Acham mesmo que há mulheres que sejam amantes durante 2 anos e que não saibam o que são? Acham mesmo que ele não sabia que estava a ser usado para esquecer o ex, quando ela se engana no nome?

Sejamos realistas...as pessoas sabem a verdade, optam é por não a ver! Porque é mais fácil, porque doí menos ou simplesmente porque não sabem fazer as coisas de outra maneira. Deixamo-nos ir com a maré..."fico com ele porque os meus amigos dizem que ele é o namorado ideal, vai ser um óptimo marido e um ainda melhor pai!", "estou com ela porque ela é a mulher com que eu sempre sonhei, dá-me a liberdade toda que eu quero e não me exige nada" - eu já ouvi ambas as frases, e vocês?

A verdade, é que as coisas são incertas, nada é para sempre...quantas vezes o conquistador passa a conquistado? Quantas vezes, numa tentativa de esquecer o ex, não nos apaixonamos outra vez? Quantas vezes aquela pessoa que toda gente dizia que era óptima, é mesmo óptima?

Tudo pode acontecer.

E os outros tem que se calar, porque só quem esta nas relações é que sabe como é que elas são, porque nem todas as relações se definem pelo standard "amigo", "amigo colorido", "curte", "namorado", "marido", etc etc, porque só quem sente é que sabe o que sente (seja isso o que for), mesmo que não dê para definir!

As pessoas que se relacionam connosco só vêem de fora, só sabem aquilo que nós mostramos, só sabem a verdade que nós contamos, e essa nem sempre corresponde à realidade, para o bem ou para o mal!

Isto tudo para dizer que, mesmo sendo melhores amigos, mesmo gostando das pessoas, mesmo achando que temos razão e que sabemos a verdade que eles não vêem, temos que nos calar! Temos que confiar na decisão e no discernimento das pessoas que gostamos, ignorar o nosso instinto de protecção e deixar os outros viver!!

E se correr mal?! Se correr mal estamos cá, para o que der e vier, para indicar um novo caminho possível, para mostrar que nem tudo é tão mau e que mesmo das piores coisas se tiram algumas fantásticas conclusões!

Be the non-judgemental Breakfast Club!

Sem comentários:

Enviar um comentário