sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Black Swan


O filme foi inquieto, desassossegado, constante em paranóia e loucura.
Eu gostei.

Gostei pela parte óbvia que sabia que ia gostar, o ballet. A graciosidade de movimentos, as aulas, os fatos, a flexibilidade, a exigência. Quem tem o bichinho nunca morrer, quem faz 8 anos de ballet fica sempre com qualquer coisa...

Mais uma das conclusões que tirei do filme, e que até já sabia e que não podemos ser os dois.
Não podemos...

Ninguém pode ser supremamente puro, ingénuo e inocente e ao mesmo tempo ser manipulador, sedutor e luxurioso. Os extremos aqui não se tocam...
E quando se tenta ser tudo em um, há conflitos de personalidade impossíveis de serem controlados, uma esquizofrenia iminente de quem não sabe o que é ou o que quer ser.

Relativamente à Natalie Portman, ultrapassando a magreza excessiva que o papel exigiu, está brilhante. Não sei se for ela que fez as cenas de dança, mas mesmo assim esteve brilhante. Saiu-lhe da alma a personagem.

É um daqueles filmes que só se vê uma vez, mas que nunca se esquece.

3 comentários:

  1. Concordo, a gente nunca mais esquece...eu adorei! Meio louco, calmo e frenético..haha. Delicioso!

    ResponderEliminar
  2. também o vi esta semana! e antes de o ver, li imensa coisa sobre o filme! entre as quais: a Natalie emagreceu 10 kg para o filme; foi ela que fez todas as cenas de dança e por isso esteve um ano a pratica ballet antes de começar o filme. Só teve que usar uma dupla para algumas cenas de dança de pontas porque ela não conseguia fazer de forma "perfeita" porque tinha pouca experiência... mas ainda assim, aquelas cenas em que a filmam de corpo inteiro e ela está de pontas é mesmo ela!! Ela disse que eram "objectos de tortura medievais" :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Believe me Kat, pontas é a razão de muito boa gente desistir do ballet!! I know... =)

    Obrigada pela partilha de informação!!

    ResponderEliminar