segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Paz de espírito


Sentada no meu sofá, de banho acabado de tomar, entregue a uma pizza que me andava na cabeça à pelo menos 1 mês e a ver uma boa série, passou-me este pensamento pela cabeça:

Com nenhum homem até hoje consegui ter a paz de espírito que tenho neste momento!
Estar tão bem comigo mesma e com os outros, que ando o dia inteiro (ou quase) a flutuar em mar calmo, não me acelerar, não me atrasar, não me importar, nada...
Nenhum até hoje. Todos sempre me trouxeram paixão assolapada, amor estúpido, taquicardia, medo de perder, falta de ar, dar dar dar sem receber, incerteza, desconfiança, ansiedade. Todos sem excepção...
Acho que foi por isso que sorri tanto ao ler o texto da Pipoca hoje:

Tenho 30 anos e não sei nada sobre o amor. Gostava de poder dizer “quem me dera ter 20 anos e saber o que sei hoje”, mas seria pretensão. Porque não sei nada. Durante muito tempo achei que amor era viver com o coração nas mãos, no pescoço, no estômago, pronto a explodir e a projectar-se em mil pedaços. Gostar, gostar a sério, aquele gostar de paixão, só podia ser isso. Viver em ânsia o tempo todo, correr atrás, pedir, implorar, pedir de novo, pôr-me em bicos de pés e anunciar a minha presença. Fazer uma gestão de danos a todo o momento, tentar não incomodar, não estar a mais, dar, dar, dar e receber quase nada em troca. Achar que esse pouco era mais do que suficiente, que mais vale pouco do que nada. E foi isso. Achei sempre que pouco era melhor do que nada. A triste realidade é essa. Já não me lembro de quantas vezes me senti remediada, assim-assim, vai-se andando. De quantas vezes parti a alma e de quantas a voltei a colar. De quantas vezes me apaixonei e de quantas jurei para nunca mais. Que as coisas do amor não eram para mim e mais valia estar quieta. Uma treta. Nunca conseguir estar quieta. E via os acidentes emocionais a darem-se e não podia fazer nada para os evitar. Nem sequer fechava os olhos para não ver. Meti-me em muitas relações sem cinto de segurança, e depois achava estranho fazer mais uma fractura no espírito. As cicatrizes que para aqui vão. A verdade é que sempre fui uma crente, uma utópica, uma arrebatada. Uma totó, a palavra não é outra. Se calhar ainda sou, mas de aliança no anelar esquerdo. Afinal, amor podia ser outra coisa que não uma sofreguidão desatada, uma correria sem meta à vista. Afinal, comecei a perceber, amor era 50/50. E dias mais calmos. E tardes no sofá. E filmes, e séries, e amigos à mesa. E conversas, e planos, e os nomes dos filhos que se quer ter. E uma conta corrente, este mês pago eu a empregada e tu a conta da luz. E dizer que um cão num apartamento nem pensar. E voltar atrás e dizer que sim, haja espaço e boa vontade. E pegar num mapa e ver quanto mundo nos falta ver. E decidir quem desce a pé os três andares para deixar o lixo, quem se arrasta para tratar da louça, quem encaminha a roupa para os armários, quem atira com a carne para o forno (ontem fui eu, hoje és tu). Gosto deste amor. Gosto muito deste amor que me dá beijos quando chego a casa, que não vive imerso em dúvidas existenciais e pós-modernas, que há já algum tempo que sabe o que quer. E que me quer a mim. Disse-o no altar, à frente de todos. Estava lá e ouvi. Retiro o que disse. Tenho 30 anos e sei quanto baste sobre o amor. Quem me dera ter 20 e saber o que sei hoje.

Sorte dela que já encontrou do amor que fala. Sorte de todos os que já encontraram.
Eu por aqui não encontrei, mas também não procuro (tudo com muita calma que ainda há muita ferida por sarar).
No entanto, já sei o que quero e o que não quero outra vez. Com mais maturidade, com mais amor próprio e com mais certeza que não me quero voltar a enganar...

Sem comentários:

Enviar um comentário