sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sobre a Grécia

Dá-me tudo imensa vontade de rir.
A minha fé na esquerda sempre foi pouca, e quando mais leio sobre o assunto menos fé tenho.
Também não acho que devemos entrar na maquina capitalista, sem moral nem perdão, só dinheiro.
Mas há ali um sitio. Um sitio onde se fomenta o trabalho e a independência financeira. Um sitio onde se ensina, onde quem pode pagar paga e quem não pode (momentaneamente ou por uma fatalidade do destino) é ajudado.
Eu sei que esse sitio existe. Num centro, num equilíbrio qualquer, sustentado numa cultura que não sabe o que é ser de outra maneira.

Mas a Grécia? Não quer regras, mas quer dinheiro. Não aceita imposições, mas é financeiramente dependente. Não tem soluções mas não aceita a ajuda dos outros. Parece um comboio desgovernado a ir em linha recta contra a parede. Pior ainda, andar em conversas com o lado negro da força. Saberá o Sr.T, o que para o ajudar o Sr.P vai-lhe tirar a alma e ainda mais qualquer coisa? Não quer a austeridade, mas quer ficar sob o jugo da Rússia. Deus!! Alguém lhe dê livros de história para ler...o comunismo não resulta. É um ideal bonito, mas completamente impraticável e que cai, sem excepção, no pior lado que o ser humano tem. Teria pena dos gregos senão tivessem sido eles a votar, e se quem não tivesse pena fosse galinha. Mas que lhes temo pelo que o futuro lhes trará, isso é certo.

Politica à parte, a Grécia é um país maravilhoso! Estou desejosa de lá ir passar um fim se semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário