sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resiliência

A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stress, etc. - sem entrar em surto psicológico. Pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de factores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

Administração de emoções
Refere-se à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de stress. Ressalta que pessoas resilientes quanto a esse factor são capazes de utilizar as pistas que leem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a autor regulação.
Controle dos impulsos
Um segundo factor é o controle de impulsos, que se refere à capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema neuro muscular (nervos e músculos). É a aprendizagem de não se levar impulsivamente pela experiência de uma emoção. O autor explicita que as pessoas podem exercer um controle fraco ou rígido do seu sistema muscular, visto que esse sistema está vinculado à regulação da intensidade das emoções. Dessa forma, a pessoa poderá viver uma emoção de forma exacerbada ou inibida. O controle de impulso garante a autor regulação dessas emoções ou a possibilidade de dar a devida força à vivência de emoções, tornando o grau de compreensão do autor mais sensível e apurado mediante a situação.
Optimismo
Um terceiro factor é optimismo. Nesse factor, ocorre na resiliência a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.
Análise do ambiente
O quarto factor é a análise do ambiente. Trata-se da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a colocar-se  num lugar mais seguro ao invés de se posicionar em situação de risco.
Empatia
A empatia é o quinto factor que constitui a resiliência, significando a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos)(colocar se no lugar do outro).
Auto eficácia
Auto eficácia é o sexto factor, que se refere à convicção de ser eficaz nas acções propostas.
Alcance de pessoas
O sétimo e último factor constituinte da resiliência é alcançar pessoas. É a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas para viabilizar soluções para intempéries da vida, sem receios e medo do fracasso.

1 comentário: