Foi o evento ou palestra se preferirem que fui ontem.
E desenganem-se os que achavam que iam lá para ser entretidos com frases que chocam ou provocações pré-feitas. O Jordam Peterson é demasiado acima para a maioria das pessoas, eu inclusivé.
E não digo isto para o engrandecer, digo apenas porque é uma realidade. Ele é como se fosse um atleta de alta competição mas da mente. Ele passa horas a debater e a estudar temas que a maioria de nós não pára sequer para pensar... E portanto todos os argumento que alguns de nós tenhamos contra as opiniões dele são diluídas e desconstruídas em 5 segundos, pela simples razão de que, ele já pensou nisso antes e já está um passo a frente.
Não acho que seja por isso que se tenham de concordar com tudo o que ele diz, mas isso é definitivamente uma razao pela qual se deve ouvir o que ele diz. Pela quantidade de tempo que ele esteve a pensar sobre o assunto que está expor ali à nossa frente. Needless to say, inteligentíssimo.
As perguntas eram simples o suficiente, mas as respostas entraram em graus de complexidade que me mantiveram agarrada a cadeira, só para o tentar seguir naquilo que ele estava a explicar. Sinceramente as vezes nem percebi como é que ele entrou num tema, e como é que de la saiu para voltar a pergunta original. Mas foi uma experiência, e como ele próprio diz, o que nos toca mais é aquilo que nos devemos focar mais em perceber. E por isso vou tirar da minha cabeça para o papel, de modo a não perder aquilo que mais ressonated with me.
1) The truth will set you free. Não significa dizer tudo o que pensamos a toda a hora, significa apenas vivermos na nossa verdade, com o único objectivo de sermos fieis a nós próprio, custe o que custar.
As tiranias alimentam-se de mentiras, quando todos mentimos a todos todo o tempo e já nem sabemos onde esta a verdade.
A aventura é o que nós faz sentir que vivemos a vida a 100%. O desconforto, a novidade, aquele bocadinho de caos dentro da tranquilidade. Este conceito de raio de luz na escuridão e sombra durante o dia. Sem adventure in life, nada acontece.
2) Porque é que a Eva comeu a maça que a cobra estava a oferecer? Narcissistic compassion, ela provavelmente achou que podia salvar a cobra de si mesma, hoje a agora. The concept of the devouring mother.
Todas as relações estão pre definas com regras e assumptions. Quando uma delas é quebrada saímos do Egipto e entramos no deserto. Não necessariamente melhor, provavelmente muito mais desorganizados e caotico, but if we go throught, we will find a way in the end.
3) As queixas relativamente a classe politica vinda de pessoas que não cumprem o mínimo de dever cívico não fazem sentido. Quem não se envolve o suficiente, sequer para casar de papel passado com um contracto que significa um compromisso comum, eventualmente ira ser subjugado por um qualquer tirano.
4) A Holanda é um pais único no mundo com uma liberdade vista em muito poucos outros países.
E se me perguntarem porque é que foram estas as partes que mais mexeram comigo, eu também sei dizer. Não ando à anos em terapia por nada gentes.
Gostava de ter tempo para fazer os cursos dele. Auto-conhecimento é uma ferramenta indispensável para uma vida equilibrada e com propósito.
Mas para já, vou ali só tentar por mais aventura na minha vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário