quinta-feira, 24 de março de 2011

Vale a pena.


Todos nos perguntamos às vezes se vale a pena?!
Não se enganem, não há relações tão bonitas e perfeitas que a todas as horas se tenha a certeza que é aquilo que se quer e que vale a pena.

Há sempre uma fracção de segundo, quando a pessoa nos desiludiu, nos magoou, quando estamos a quente que pensamos "pá não estou para isto, não vale a pena!". Sai, pela boca fora, desabafo inconsequente...
A minha questão é, como é que sabemos se vale a pena? O esforço, a dedicação, as horas a tentar fazer outra pessoa feliz, a tentar compreender, aceitar, tolerar, a conhecer todos os dias mais um bocadinho, sempre mais um bocadinho e a ficar. E vai-se ficando, e ficando...

Talvez não haja a certeza absoluta, talvez mesmo depois de 50 anos de casamento alguém diga "bolas, não valeu a pena", ou a certa altura deixa de valer e estraga tudo para trás. Não sei, não sei qual é o momento em que decidimos que não vale a pena. Aquele momento em que viramos costas e é para sempre, sai fora da minha vida e não voltes, seguimos caminhos diferentes e acabou.

Deve ser isso. Vale a pena enquanto ficamos e queremos ficar, enquanto há por que lutar, enquanto não conseguimos desistir porque ainda não acabou, enquanto a outra pessoa por mais que tenha defeitos e coisas e detalhes nos faz feliz, nos dá mais, nos surpreende mais, nos quer mais ainda.

No amor como na amizade, que são as relações que nós escolhemos, há sempre o valer e o não valer a pena. Como é que sabemos agora, neste preciso momento, com garantias e certezas absolutas, que vale a pena?

Don't you want to take a leap of faith? Or become an old man, filled with regret, waiting to die alone?

2 comentários:

  1. Seja qual for a tua decisão vale sempre a pena arriscares.
    O ideal é não pensares muito e seguires a tua intuição.
    Não podes por as coisas numa balança e analisar o que fazer, porque o que tende para um lado da balança hoje, pode tender para o contrário amanha.
    Arrisca se sentires que deves..
    Agora pergunta a ti própria e responde rapidíssimo: Sabes que vale a pena?
    bjns

    ResponderEliminar
  2. Vale!
    Estava no titulo =)

    Já sabia antes de começar a escrever, mas pensas sempre no "e amanha?"...

    bjs*

    ResponderEliminar