terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crescer



É saber calar. Saber sorrir quando por dentro está tudo um reboliço. Sabes esconder, disfarçar, negar...
Crescer é saber conter. Saber prevenir, saber as fraquezas e controla-las. Espernear menos, pensar mais. Querer saber, mas não procurar, querer estar, mas não fazer nada por isso!
Crescer é saber exactamente o que nos faz bem e o que nos faz mal, ignorando vontades e caprichos. Ver as coisas no longo prazo, esperar que passe a instabilidade, a incerteza, o ardor no estômago. É saber que hoje podemos achar que sentimos coisas, mas que na realidade não sentimos, porque não podemos, não queremos e não nos faz bem sentir. Achamos coisas, mas estamos enganados, na realidade não sentimos nada, só parece que sim.
Crescer é prevenir, é ver a experiência triunfar (finalmente) sobre a esperança. É saber que há comportamentos de risco, sentimentos de risco, agonias de risco. É medir o risco e trava-lo antes que ele nos passe por cima.
Não deixas de sentir, agonizar, pensar, meditar, obcecar, sentir ciumes que te roem até as entranhas, ohhh não, não deixas! Simplesmente menosprezas, finges que não está a acontecer. Olhas para o abismo imenso que está ali ao lado e pensas, "não, not again, not ever"...mudas de assunto, não comentas com ninguém, benzes-te e segues.

Crescer é das melhores coisas que nos pode acontecer. Isso e a ausência total de sentimentos...

1 comentário:

  1. No fundo crescer é deixar de ser criança...
    Haverá coisa melhor que fazermos e não pensarmos, cair e fazer ferida e chorar, ser curioso.
    Crescer assim é talvez o final da vida e o principio do sofrimento!!!
    Talvez seja difícil o equilíbrio mas impossível é que não é!!

    ResponderEliminar