terça-feira, 30 de maio de 2023

Isso

Aceitares o teu corpo é também aceitares o corpo dos outros. Sejam eles estranhos, amigos ou família.

Aceitares e gostares de ti, não significa não querer melhorar umas coisas ou outras, ou apreciar mais umas partes do que outras. Significa apenas aceitar, ser, estar...um "it's all good" que não consegue ser imposto.

É também não te sentires superior só porque és magro, ou inferior porque és gordo. E não projectar nada disso nos outros.

Nunca achei que fosse aqui chegar. Anos e anos de luta com o meu corpo e estamos aqui agora. Neste sitio em que a comida deixou de ter efeito sobre mim, nem sei bem explicar isto, mas... a ansiedade acabou. A ansiedade de tudo o que se refere com comida já cá não está e por isso eu controlo o que me apetece ou não comer, baseado no que acho me faz ou não melhor, no que me apetece na altura, no meu estado emocional (sim, eu sei quando como por emocional e escolho fazê-lo!) ou nas escolhas que tenho disponíveis. A comida já não me controla. 

Pela primeira vez na minha vida fui de férias e voltei mais magra. Sem pensar ou fazer esforço, simplesmente aconteceu; 3 dias mal disposta, doces que não valiam a pena experimentar, comida local baseada em fruta e grelhados e portanto a melhor escolha, álcool que não se mistura com responsabilidade dos filhos e puff! 

E tal como os quilos que sei ainda tenho de perder, não há stress nem pressa. Eles serão perdidos eventualmente porque o meu corpo, se eu o ouvir bem, diz-me tudo o que eu tenho de saber. Até quando estou doente, como aconteceu no final do ano passado.

Só não me perguntei como é que isto aconteceu, porque não sei a formula. Pode ser da terapia, pode ser da idade, pode ser da quantidade de escolhas que fiz nos últimos 15 anos desde que fui morar sozinha. Escolhas como excluir alimentos/bebidas que me fazer mal um por um logo alimentar-me melhor, perceber mais as minhas emoções e a relação com a comida, inscrever-me na "dieta da clinica Mayo" (que na realidade não é dieta nenhuma, é simplesmente a realização de que muito pouco de perder peso é relacionado com não comer efectivamente), parar de apertar a barriga no espelho e deitar-me a baixo, ou all of the above. Não sei, mas não vou questionar, estou só a constatar um facto. 

Estamos aqui e finalmente o aqui sabe bem, tal como o eu que me diz "olá" do outro lado do espelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário