sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Votos para 2011.


Os votos para o novo ano que ai vem são talvez os mais difíceis de escrever desde que eu me lembro. Basicamente eu não sei o que é que quero. Ou melhor, eu até sei o que é que quero, de forma utópica, impossível e quase princesa Disney. O problema é que tenho levado doses cavalares de realidade na veia. Tenho levado com a realidade em cima por todos os lados e não consigo simplesmente pedir coisas que eu já não sei se são as melhores para mim. Podemos querer coisas, mas se de alguma maneira as coisas que queremos, poderem não nos fazer bem…isso deixa-nos onde na hora de pedir?

Todos os meus votos foram sempre com uma pessoa específica na cabeça (basta relembrar os do ano anterior) e o sítio onde esses votos me deixaram este ano (que está finalmente a acabar) não foi bonito, fazia o meteorito do Armageddon parecer um paraíso sem serpente sequer. Portanto, este ano é capaz de isto ir soar algo diferente ou de se resumir facilmente em alguns pontos (ainda não sei bem onde este post vai parar), sendo que existem sempre aqueles votos que eu não conto a ninguém e este ano não vai ser excepção.

- Acima de tudo quero paz. Paz de espírito, sossego, tranquilidade. Acordar de manha e ser eu, sem ninguém a dar-me instabilidade, sem insegurança, sem ansiedade. Não quero andar ansiosa em 2011, não quero. Chegou 2010 para isso, para a estupidez, para dar dar dar e não receber, para querer à parva. 2011 vai ser calmo, ou o mais calmo com a minha maneira de ser. E se houver borboletas e montanhas russas, que pelo menos valham a pena, para não me deixarem com esta sensação de grande nada que eu tento evitar a tanto custo.

- Quero ser melhor pessoa, sempre melhor pessoa. Atenção, eu já acho que sou uma pessoa pretty great, mas tenho defeitos, sou intempestiva, fervo em pouca água, não sou paciente, sou má muitas vezes. Vamos tentar evitar este ano, até porque ferver em 5cm de água já não se coaduna com a calma que eu quero para a minha vida.

- Quero ter resistências para finalmente tratar do meu MBA. Quero muito. E este é tão difícil. Estudar GMAT revelou-se uma tarefa tão árdua, uma coisa tão insuportável que vou ter de ser persistente. E sem distracções este ano.

- Quero (já agora) não ter ataques de asma. Por favor senhores, eu deixei de fumar por causa disso, vamos ver. Eu gostava de fumar, sabia-me bem e não, não foi a morte prematura que me chateou, foi o ter de dormir sentada metade do Inverno portanto, não quero mais ataques de asma. E já que estamos a pedir as pedras no rim também não. É desnecessário, pela quantidade que já tive já percebi como é que ter dez filhos, e não quero mais. Fora que pareço um alambique com tanta água que bebo.

- Quero viajar. Quero sempre eu sei, mas quero sempre mais. Quero o mundo.

- Que a operação (o possível operação) da mãe B. corra bem. Por favor, não aguento mais doenças e dramas e coisas mais. De uma vez por todas que ela fique bem.

- Quero que as minhas pessoas sejam felizes. Que a K. tenha um casamento maravilhoso, que a R. recupere, que a M. e a A. continuem felizes e ainda mais, que a I. tenha paz, que o F. vá para Madrid ter com a V., que a J. saiba o que quer, que o G. fique bem, que o N. tenha o que quer (seja isso o que seja), que o D. assine finalmente o papel, que a C. tenha um pequeno escorpião lindo lindo, que a A. ultrapasse este inicio de ano que está meio tremido, que a sis M. tenha juízo, que a sis C. continue a adorar todos os dias o curso, que o pai B. vá com calma, vai tudo correr bem…E já não sei mais, estou-me a esquecer de pessoas mas vá…que toda gente esteja bem e tenha aquilo que precisa, muito mais do que aquilo que quer.

Acima de tudo um ano de chocolates, confetis, serpentinas, gomas de ursinhos e mel.

Porque a vida não vai ser fácil este ano (é o que dizem), e porque o mundo está um bocado mal tratado e doente, porque há pessoas com todos os tipos de problemas e porque a única coisa que podemos fazer é andar para a frente, e acreditar que por mais fundo que seja o buraco, por maior que seja a pedra, o amor (ele acima de tudo), o sorriso, a bondade, o fazer bem aos outros e a nós mesmos faz com que tudo pareça mais pequeno.
E eu sei que as resoluções de ano novo são só isso, tentativas de por ordem no meio do caos e imprevisibilidade que é a vida, e que normalmente duram a primeira semana de Janeiro. Mas servem para alguma coisa, servem para nos por a fazer planos e para ter fé que o futuro vai ser melhor, muito melhor que o passado.

Bom ano de 2011 a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário