segunda-feira, 18 de maio de 2020

Sensibilidade e (tentativa de) bom senso

Estou sensível. Não há volta a dar.
Um dos meus colegas preferidos foi diagnosticado com cancro, grave.
Umas manchas nos pulmões, sem saber se é primário ou secundário.
Manchas. Se vos disserem que pode não ser nada estão a mentir. Na minha experiência, manchas são sempre qualquer coisa.

Ele estava calmo e incrédulo. Sente-se óptimo, ontem patinou 24km (coisas à Holandesa, não perguntem!), não percebe como é que pode ter um cancro grave. Claro que não ai deixar de trabalhar, está óptimo, não esperem que me sente no sofá à espera...
Ele nem disse à espera de quê, mas eu sabia o que é que ele queria dizer.

O meu pai também se sentia óptimo no Natal (a parte de uma má disposição atribuída ao excesso de comida). Também estava tudo bem, eram só umas manchas que provavelmente não eram nada.

O bom senso disse-me para não ligar o video na reunião. Falei em 20 segundos a tentar fazer dos meus soluços imperceptíveis e a despachar o que tinha de dizer. No limiar
entre o parecer indiferente e estar com voz de choro.

Um dos meus colegas preferidos, a pessoa que trabalha comigo à anos (mesmo quando estava no outro departamento). A pessoa que me mostrou que existia mais funções e departamentos, que me apresentou a um novo mundo. Que sempre tirou tempo para me explicar até os temas mais complexos, com paciência de Jó face a minha ignorância. A pessoa que veste fato todos os dias e trabalha afincadamente tendo sempre tempo para tudo, para quando tem férias ser à grande, pegar na mota e sair por ai.

Não faz sentido.


Sem comentários:

Enviar um comentário