sexta-feira, 22 de maio de 2020

E ser igual à minha mãe?

Se calhar tenho só de perder o medo de ser igual à minha mãe.
Esta demonização como se todos os males do mundo tivessem sido por causa dela, já me cansa em demasia. E talvez até esteja a ser injusta! A minha mãe foi uma pessoa com uma doença mental não diagnosticada a vida inteira (até agora). Tenho tanta empatia por toda a gente e com a minha própria mãe não consigo passar além da dor e do sofrimento que ela me causou, para ter empatia por uma doença que é terrível quando não medicada.

Às vezes não me parece justo. Outras vezes não aguento toda a responsabilidade que há anos carrego nos ombros por causa dela.

Eu à partida, diria que tenho diferenças fundamentais quando me comparo com a minha mãe. Diferenças de educação, de valores, de comportamento e de auto-conhecimento. E acima de tudo medo, medo de ficar igual a ela e transformar a vida do meu filho num inferno, sem sequer perceber.
Eu conheço-me e sei quando é que as coisas não estão bem. E as coisas não estão bem! Há que tempos que eu ando em círculos com as mesmas perguntas, sem as conseguir resolver. Mantenho-me funcional, mas por dentro sei que as coisas não estão bem.

E não ter o meu pai aqui não melhorou em nada toda a situação.

Dois em três factores de risco neste momento. Dois em três!
Se isso não me assustasse é porque não os tinha no sitio.


Sem comentários:

Enviar um comentário