domingo, 3 de janeiro de 2021

Livros 2020

Tenho uma mania de ler livros ao mesmo tempo. Gosto de diversificar os topicos e por isso não é incomum ler 2 ou 3 livros ao mesmo tempo. O que por vezes faz que num mês acabe 3 livros...

Este está na minha mesa de cabeceira desde Março. A minha amiga V. ofereceu-me-o antes de voltar para casa depois do enterro do meu pai, e por isso ficou parado algum tempo, até o começar em Setembro. 

Um romance histórico como os que eu adoro. Passado em vários países, encara a guerra (civil espanhola e 2a mundial) de uma perspectiva que nunca antes tinha pensado. Alguns dos horrores retractados já os conhecia, mas claro que nada os torna mais fáceis. Não acaba bem, não fica bem, não se resolve, mas na realidade, a vida muitas vezes é mesmo assim.

Gosto que a personagem principal seja uma mulher. O desenvolver da personagem ao longo da narrativa mostra que crescer nem sempre é fácil...ninguém a avisou a tempo das consequências. Às vezes basta uma pessoa para evitar uma catástrofe, às vezes 10 pessoas não servem para nada. A parte das duas historias dentro de uma podia ter sido um bocadinho mais explorada, especialmente no final...ficou a saber a pouco um manuscrito assim só porque sim. Mas lá está, às vezes a realidade é mesmo essa.

Tenho mais um da Julia Navarro aqui em casa para ler, que vou definitivamente dar-lhe uma prioridade na lista de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário