terça-feira, 30 de junho de 2015

Porque a Grécia é só a Grécia

E o povo preocupa-se muito mais com a sua vida do dia-a-dia do que com politica.
Porque a nossa vida pessoa é o que nos faz. Não é a politica que nos tira o sono, nem a turbulência dos mercados. O que nos tira o sono são os problemas reais, a vida corriqueira, as pequenas coisas, os filhos, os pais.
Não obstante disso, devemos ver um bocadinho mais além. Não sou contra o referendo, mas podiam ter pensado nisso antes! Sou a favor do Sim, porque principalmente acredito no projecto Europeu, e acho melhor ficar que sair. Mas percebo o Não, entendo as razões, mas não compreendo os métodos.
E depois aquela frase do Churchill: "The best argument against democracy is a five-minute conversation with the average voter". Meaning, os Gregos vão votar e a maioria deles não sabe em quê, nem que saber...
O almoço de Domingo é mais importante que o voto e o facto de a televisão nacional (ao que indica) estar a ser controlada pelo governo, vai pesar mais do que o conhecimento da causa.
Mas o povo vai ser soberano. E há alturas, como agora, em que não sei se isso é bom ou mau.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Comprar vs. Alugar

Parece que finalmente me fizeram mudar de opinião.
Depois de 7 anos desde que pensei nisto pela primeira vez, depois de me debater que não, comprar casa não é assim tão bom investimento. A situação muda.
O pais não é o mesmo, o meu ordenado tão pouco, os apoios/incentivos são muito e parece que o destino se uniu para me dizer, é agora.
Da mesma maneira que em 2009 o destino se uniu para não me deixar comprar casa (obrigada, muito, muito obrigada), agora parece que é a hora.
Com um único senão/dor na barriga. Vou comprar uma casa num país que não é o meu. E depois há quem diga que não é o meu agora. Daqui a nada olho para trás e passaram 10 anos, tenho filhos, amigos e tudo o que preciso aqui...quem sabe até o meu irmão já, na faculdade.
Claro que não são decisões fáceis. Pondera, pesa, pensa, faz listas de prós e contras, fala com este, com aquele e com mais o outro. E depois disso o caminho continua a mostrar-se para ali.
Sei que não o devo ignorar. A sorte favorece os audazes e a mim? Nunca tive nada a dizer da sorte e do destino. Demore mais ou demore menos, acabo sempre por perceber que o que me aconteceu foi o melhor que me podia ter acontecido.
Vou começar a caminhar. Vamos ver.

Dear investors

It will be a long, long week.
Hold  on your seats and wonder...how we get here?
Agora não se ponham outra vez a brincar ao "vamos ver no que dá" como foi com a Lehman. É um pais, são pessoas, não tem piada.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Today's day

There are always things that worth to fight for:
Love
Respect
Peace
Freedom

Hoje. Obama you are a Rock Star. 
God bless America!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sobre a Grécia

Dá-me tudo imensa vontade de rir.
A minha fé na esquerda sempre foi pouca, e quando mais leio sobre o assunto menos fé tenho.
Também não acho que devemos entrar na maquina capitalista, sem moral nem perdão, só dinheiro.
Mas há ali um sitio. Um sitio onde se fomenta o trabalho e a independência financeira. Um sitio onde se ensina, onde quem pode pagar paga e quem não pode (momentaneamente ou por uma fatalidade do destino) é ajudado.
Eu sei que esse sitio existe. Num centro, num equilíbrio qualquer, sustentado numa cultura que não sabe o que é ser de outra maneira.

Mas a Grécia? Não quer regras, mas quer dinheiro. Não aceita imposições, mas é financeiramente dependente. Não tem soluções mas não aceita a ajuda dos outros. Parece um comboio desgovernado a ir em linha recta contra a parede. Pior ainda, andar em conversas com o lado negro da força. Saberá o Sr.T, o que para o ajudar o Sr.P vai-lhe tirar a alma e ainda mais qualquer coisa? Não quer a austeridade, mas quer ficar sob o jugo da Rússia. Deus!! Alguém lhe dê livros de história para ler...o comunismo não resulta. É um ideal bonito, mas completamente impraticável e que cai, sem excepção, no pior lado que o ser humano tem. Teria pena dos gregos senão tivessem sido eles a votar, e se quem não tivesse pena fosse galinha. Mas que lhes temo pelo que o futuro lhes trará, isso é certo.

Politica à parte, a Grécia é um país maravilhoso! Estou desejosa de lá ir passar um fim se semana.

Ser eu

Irmã/mãe ao mesmo tempo.
Ter o coração triste e apertado porque amanha vou perder, pela primeira vez, uma festa da escola.
Fui a todas até agora, e só perdi esta porque não sabia a data e quando disseram já tinha marcado viagem para o fim de semana anterior. Quando tentei estava impossível de caro.

Não é que seja isso o importante. Não é sequer por ele, que vai lá ter outras pessoas que o adoram como eu, e vai estar feliz na mesma. É por mim mesmo, porque de alguma maneira estranha, gosto muito daquelas 2h de teatrinho, em que não paro de tirar fotos para depois vermos os dois. É por mim que me custa perder esse momento, especialmente este ano que é a 4a classe e vão mostrar as fotos e os vídeos deles desde pequeninos.

Mas como tudo o que doí, passa. Faço o que posso.
Sem culpas nem arrependimentos.

Ele vai estar feliz. That's all that matters.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ahhhh meu caro São Pedro!!

Aquele momento em que olhamos para a previsão do tempo e percebemos que vai estar melhor tempo em Amesterdão que em Lisboa, no exacto fim de semana que tínhamos planeado apanhar sol, calor e quem sabe um bronze.
You've got to love S.Peter!!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Chegamos a 12

Os meus colegas aqui do trabalho, que já estão imigrados há muito mais tempo, acham graça que eu ainda vá a casa para as datas importantes. Dizem que vai passar.
Eu tentei explicar-lhes o que eram os Santos Populares para alguém que nasceu e viveu em Lisboa a vida inteira. Claro que não perceberam.
As ruas cheias de gente, o cheiro a sardinhas em todo o lado, as banquinhas com churros acabados de fazer, o bailarico generalizado, encontrar caras conhecidas a cada 5 minutos, os sorriso de toda a gente, o andar quilómetros a pé, o desejar a cama desesperadamente quando a noite acaba.
É uma vez por ano. Não quero abdicar disso. Não este ano, pelo menos.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Isso

É sexta feira.
Esta um sol que não se pode e calor, palavras nunca antes proferidas. Estou cá desde Janeiro e é o primeiro dia de calor.
Vai durar pouco, mas será bem apreciado com almoço numa qualquer esplanada aqui ao lado do trabalho. Afinal, para sair cedo é preciso não esticar a hora de almoço.
Falta a minha companhia para almoçar. Damos por garantido que vamos ter sempre companhia e boa conversa num dia de sol, mas nada é garantido. O trabalho muda, a vida muda.
Tenho o meu telemóvel, mas ele não me serve de nada. Não se ri comigo, não conta historias, não confidência nada...é uma seca.
Dizem-me que é uma questão de tempo, mas não posso aferir isso. Não faço ideia de algum dia vou ter o que se pode chamar amigos aqui. A idade não ajuda neste processo...
É sexta feira. Temos planos para o fim de semana. Not bad.
Vou-me dedicar ao estudo, a dança e a namorar.
Tenho saudade de casa.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Foi este dia

E depois há aquele dia, em que um e-mail muda tudo.
O dia em que descobrimos que a nossa mãe precisa de alguém que lhe vá cortar as unhas porque ela já não o consegue fazer sozinha.
Esse dia, em que a moeda cai, e tudo o que apetece fazer é ficar sentada a chorar porque é triste. É tudo tão triste.
E depois vem o dia seguinte, em que tentamos ultrapassar isso. Há doenças que são assim mesmo, eu já sabia, toda a gente já sabia, mas em teoria é tudo tão fácil, com os outros é tudo tão fácil, nos filmes é tudo tão fácil.
As contas que faço de cabeça doem-me tanto, que simplesmente não quero pensar nisso. No tempo. Porque o tempo passa, e nem damos por ele. Agora que estou longe ainda menos dou por ele. Vivo semanas, meses na ignorância que está tudo igual, que nada evolui. E depois há este dia, o dia em que tenho de arranjar alguém para ir cortar as unhas a minha mãe.
E as pessoas contam as suas histórias, e riem-se, e tudo continua na mesma como deve ser, mas este momento não passa, as unhas. Nunca tinha pensado sobre isso. É tão simples, faço-o desde que me lembro de ser gente sem qualquer problema. As unhas.

O que também começou ontem...

Aulas de holandês.
Seja o que Deus quiser agora. Salve-se quem puder!

Finalmente

Amanha começo as minhas aulas de dança, de uma maneira regular. Duas vezes por semana, a matar!
Até agora tinha sido sem obrigatoriedades, só quando dava e de maneira descontraída.
Mas nunca vou conseguir melhorar assim, portanto ou é regular, suor e lágrimas, ou não vale a pena.
Portanto, I'm in for the kill.

Ontem

Fizemos um mês de casados!!

Pequenas coisa fazem grandes relações, é preciso nunca esquecer. Pequenos gestos, pequenos passos, pequenas mudanças, pequenos hábitos.
Tenho medo de um dia acordar e perceber que estamos a crescer separados, que mudamos e não demos por isso, que nos afastamos e deixamos de fazer pequenas coisas um ao outro ou um com o outro. Então tento não me esquecer, que todos os dias se constrói e molda esta relação. O casamento não é o "já fizemos tudo e agora relaxa", pelo contrario acho eu. Casamento é um acto continuo, sem ser forçado, rígido ou obrigatório.
Mas isto é o que eu acho...sou nova nestas andanças, vamos falando sobre o assunto.